O Começo

Influenciados pela estética do Movimento Hippie no final dos anos 60, O casal Carlos Alberto Sobral e Rita Sobral usavam materiais como couro atanado, solas de pneus e metal corroído com ácido para fazer bolsas, sandálias e bijuterias artesanais.

Rita e Sobral comercializavam seus acessórios em eventos artísticos com aglomeração de jovens, e no mercado informal das feiras hippies do Rio de Janeiro, como a Feira Nacional de Artesanato de Miguel Pereira; a Feira de Artesanato em Cabo Frio, na Região dos Lagos; e a Feira Hippie da Praça General Osório,em Ipanema.
A Resina

Em uma feira de artesanato, um grupo de argentinos apresenta a Carlos Alberto Sobral um material transparente e versátil que podia adquirir inúmeras formas e cores: a resina de poliéster. Entusiasmado com a liberdade de criação que teria com esse material, Sobral pesquisa e estuda suas características até dominar a nova técnica.

Paralelo às feiras de artesanato, Carlos Alberto Sobral cursava Belas Artes na UFRJ para tornar-se um escultor. Com o nascimento de Daniel - primeiro e único filho do casal -, e com as vendas crescendo com o novo material, Sobral interrompe a faculdade e se dedica exclusivamente a criar peças em resina que já eram pequenas esculturas.
O 1° Atelier

Com a receita conquistada com a venda de suas criações em resina, Sobral inaugura seu 1° atelier Gênesis (do grego Γένεσις, "nascimento", "origem"), nos fundos de um sítio em Nova Iguaçu, Região Metropolitana do Rio de Janeiro. Suas peças ganham atenção da mídia com o programa de Edna Savaget, da extinta TV Tupi.
A 1° Fábrica

As criações de resina se revelam um sucesso e Sobral inaugura sua 1° fábrica Mêmphis (cidade do Antigo Egito que, reza a lenda, estava sob a proteção do deus Ptah, padroeiro dos artesãos). O novo espaço, também localizado em Nova Iguaçu, conta com o apoio de uma equipe de cerca de dez pessoas.
Bonjour Paris

Sobral viaja seguidamente para Paris na tentativa de abrir mercado para suas peças e, na segunda tentativa, vende todo seu mostruário, começando uma relação de exportação fundamental para o crescimento da marca.
O Mercado Europeu

As vendas via atacado das criações de Carlos Alberto Sobral alcançam seu auge no mercado europeu e a fábrica Mêmphis atinge 1 milhão de dólares em exportação.
O 1° Atacado no Brasil

Sobral inaugura a 1° loja de atacado em Ipanema. Nasce a marca de acessórios Rita Sobral.
A 1° Loja no Brasil

Com o sucesso das vendas das peças Rita Sobral nas multimarcas, Carlos Alberto Sobral investe na 1° loja de varejo da marca no recém-lançado Shopping Cittá América, na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro.
O Atacado em Paris

Sobral inaugura uma loja de atacado em Paris, na Rue Du Temple 76, e começa a vender peças assinadas com a marca R.Sobral por toda a Europa.
Os Prêmios Etoile de Mode

Um júri de estilistas escolhe Sobral para receber o Prêmio Etoile de Mode no mais importante salão dedicado à joalheria e acessórios de luxo do mercado internacional: o éclat de Mode Bijorhca Paris.

Um feito que se repetiu em 2005 e 2006, conferindo ao designer brasileiro cinco prêmios consecutivos ¬ - pela escolha dos estilistas ou da imprensa -, durante as duas edições anuais do evento.
A Sobral & O Louvre

O nome da marca R. Sobral passa a ser apenas Sobral, cedendo a um reposicionamento espontâneo pela forma como todos identificavam as peças de Carlos Alberto Sobral nos grandes salões internacionais e no mercado fashion.

Neste mesmo ano, o designer recebe um convite para expor e comercializar algumas de suas criações no Musée des Arts Décoratifs, em uma das alas do Louvre, em Paris, dividindo o mesmo espaço com nomes como Philippe Stark, Jean Dubuffet, Jean Prouvé, Shiro Kuramata e os irmãos Castiglioni.
Sobral & Karl Lagerfeld

Carlos Alberto Sobral entra para o primeiro time da moda internacional ao ser escolhido por Karl Lagerfeld como o designer de acessórios do desfile Primavera/Verão 2008 de sua Maison na Paris Fashion Week. Suas peças tornam-se um dos hits da coleção.
Expansão 1

Em plena expansão, a Sobral conta com 15 pontos de vendas: duas lojas de atacado e nove lojas distribuídas em Ipanema, Botafogo, principais aeroportos, e cidades de Paraty e Búzios, no Rio de Janeiro; uma loja em Moema e outra no Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo; além da sua pioneira loja de atacado em Paris e de uma recém- inaugurada loja no Soho, em Nova Iorque.
A Sobral na América

O ano que ficou conhecido como o "ano americano da marca", começou com a megaestrela Beyoncé usando as peças de Sobral durante a gravação do clip da música Put It in a Love Song, ao lado de Alicia Keys, no Rio de Janeiro.

Logo depois, outra superestrela, a apresentadora Oprah Winfrey, inclui a Sobral como dica de compras em sua revista.

E, em seguida, as criações de Carlos Alberto Sobral viram uma febre entre curadores americanos, que incluem peças suas no acervo permanente da ala de design do Brooklyn Museum, em Nova Iorque; do Newark Museum, em Nova Jersey, e do Museum of Fine Arts, em Boston.
Prestígio Internacional

A Sobral participa da New York Fashion Week ou Mercedes Benz Fashion Week - como hoje é conhecida -, levando para seus salões a Coleção K, inspirada nas formas e paletas do artista plástico russo.

A Sobral é finalista no WGSN Global Fashion Awards 2011, o "Oscar da moda" na categoria Most Sustainble Brand or Retailer.

Com o prestígio em alta na moda nacional e internacional, a Sobral volta a se reposicionar, desta vez com uma repaginação na logo, que ganha aspectos mais fashion e minimalistas, influenciando uma reforma simultânea na arquitetura de todos os pontos de venda da marca.
RIO + 20 & Pão de Açucar

Por sua importância no mercado brasileiro e pela postura sustentável de sua fábrica, a Sobral é escolhida para desenvolver os presentes do Governo do Brasil para os chefes de estado durante a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, sediada no Rio de Janeiro.

O presente foi uma escultura do Pão de Açúcar, um dos grandes ícones da cidade, que ganhou versões em diversos efeitos, tornando-se um sucesso em várias nacionalidades.

Não à toa, a mesma peça foi escolhida como lembrança para os convidados da comemoração oficial do Centenário do Bondinho do Pão de Açúcar, incluindo uma criação exclusiva que até hoje está exposta no Museu do Cucuruto, vulgo museu do bondinho, aos pés do teleférico.
A Fábrica Le Soleil

Sobral inaugura oficialmente o Parque Le Soleil, uma fábrica gigante com mais de 120 funcionários trabalhando em escritórios e galpões de 2500 m2 de área construída dentro de uma área verde de 58mil m2, localizada em Japeri, município da Região Metropolitana do Rio de Janeiro.

A Sobral entra na era das vendas online com o lançamento de uma e-shop no Brasil e outra na França.

A marca ganha duas franquias internacionais, uma na Alemanha e outra em Paris.
Expansão 2

Carlos Alberto Sobral decide se concentrar apenas na direção criativa da marca e passa a gestão da empresa para seu filho Daniel Sobral, que já trabalhava há alguns anos ao lado do pai, e que reage à retração do mercado internacional - depois do fenômeno China -, investindo na expansão da marca no Brasil.

Logo, a marca começa a espalhar-se pelo país com franquias em Curitiba, Brasília, Belo Horizonte, Campinas, Goiânia e Vitória, até alcançar em 2018 - em plena crise econômica do país -, 25 pontos de vendas, incluindo 21 lojas físicas e uma e-shop no Brasil; além de uma loja, um atacado e um e-shop na França.
Uma Marca Atemporal

A Sobral se firma como uma marca atemporal no novo milênio, passando a atrair mulheres de entre 25 aos 55 anos em números praticamente iguais.

Para atender demandas que vêm de todo o país, Daniel Sobral intensifica investimentos no universo web, com a repaginação de suas lojas online, o desenvolvimento de um site fechado exclusivo para demandas de franqueados; marketing e campanhas digitais; aquisição de programas online para relacionamento com clientes; e na logística, com a implantação de otimizações sistêmicas no estoque e entre lojas.
Na Pandemia do Covid-19, Sobral lança 4 coleções inspiradas nos elementos água, fogo, terra e ar, e nos convida a olhar para o céu, inspirar profundamente a força vital desses elementos e seguir em frente, nos energizando e nos abrindo para dias melhores, porque uma boa dose de positividade e cor é tudo o que precisamos nesses tempos.
Na loja do Cittá América, na Barra da Tijuca / RJ é criado um espaço especial, onde os clientes tem acesso a parte do acervo, incluindo mobília e projetos importantes nos mais de 50 anos de história da Sobral.
E em 2023, a Sobral tem seus produtos com a temática Cristo licenciados pela Arquidiocese e tornaram-se oficiais do Santuário Cristo Redentor
Uma Marca Atemporal

A Sobral se firma como uma marca atemporal no novo milênio, passando a atrair mulheres de entre 25 aos 55 anos em números praticamente iguais.

Para atender demandas que vêm de todo o país, Daniel Sobral intensifica investimentos no universo web, com a repaginação de suas lojas online, o desenvolvimento de um site fechado exclusivo para demandas de franqueados; marketing e campanhas digitais; aquisição de programas online para relacionamento com clientes; e na logística, com a implantação de otimizações sistêmicas no estoque e entre lojas.